home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design


Criado em 2007, o primeiro currículo da área de cinema no Centro de Artes chama-se cinema e animação e se encontra em processo de reconhecimento junto ao MEC. Pertencem a este currículo os estudantes que ingressaram na primeira turma, em 2007, até os ingressantes de 2009. A partir do ano de 2010, foi colocada em curso uma reformulação que desdobrou a formação do primeiro currículo em dois novos cursos distintos: cinema de animação e cinema e audiovisual. Desta forma, este primeiro currículo encontra-se em extinção e gradualmente está sendo substituído pelos dois novos cursos.

As informações abaixo são destinadas aos estudantes que atualmente se encontram neste currículo e que integralizarão, até o ano de 2012, o curso a partir desta estrutura curricular.

Condições de integralização do currículo (em horas)
Em acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Cinema e Animação a carga horária totaliza 2733,3 horas de atividades (processo 23110.006620/2006-12). Para obter a titulação de Bacharel em Cinema e Animação o estudante deve integralizar:

2006 horas/aula de disciplinas obrigatórias
272 horas/aula de disciplinas optativas do grupo A (durante o 5º e o 6º semestre)
136 horas/aula optativas do grupo B
375 horas de atividades complementares
272 horas/aula de disciplinas da formação livre
120 horas de estágio curricular

Para converter as horas no número de disciplinas já cursadas você deve observar a carga horária das disciplinas que cursou a partir de seu histórico. Disciplinas com 2 créditos totalizam 34 horas ao final do semestre. Disciplinas com 4 créditos totalizam 68 horas ao final do semestre.
lista de optativas do grupo A (entre o 5º e o 6º semestre)
0110187 Direção I 4h/4c
0110197 Direção II 4h/4c
0110186 Pós-produção I 4h/4c
0110198 Pós-produção II 4h/4c
0110190 Produção Executiva I 4h/4c
0110196 Produção Executiva II 4h/4c
0110185 Trilha Sonora I 4h/4c
0110300 Trilha Sonora II 4h/4c
0110189 Direção de Fotografia I 4h/4c
0110212 Direção de Fotografia II 4h/4c
0110188 Cinema de Animação I 4h/4c
0110209 Cinema de Animação II 4h/4c
disciplinas que constituem o grupo B
As optativas do grupo B são formadas pelas optativas ofertadas pelo curso e por todo o conjunto de disciplinas cursadas pelo estudante que não sejam contabilizadas para o cumprimento das disciplinas obrigatórias da formação específica.
informações sobre o estágio curricular (120 horas)
O estágio curricular obrigatório terá a duração mínima de 120 horas. Deve ser realizado mediante a assinatura de um termo de compromisso de estágio firmado entre a UFPEL, o estudante e a pessoa jurídica (com registro no CNPJ). O estágio é realizado nos termos da lei 11.788 de 25 de setembro que determina a realização de atividades de aprendizado e inserção no mercado de trabalho compatíveis com a área de formação do estudante, determinadas pelo Projeto Político Pedagógico dos cursos. Para o termo, devem ser utilizados obrigatoriamente os modelos disponibilizados na página da PRG ou nos links abaixo:

Modelo de termo para o estágio realizado em outras empresas (DOC)
Modelo de termo para o estágio realizado na UFPEL (DOC)

No caso do curso de cinema e animação são consideradas atividades da área: direção, captação de imagem e som, direção de arte, organização e gestão de produção, montagem/edição, assim como competências específicas da animação a partir de suas diversas técnicas. Dentro destas atividades, são consideradas atividades de estágio: programas especiais de capacitação, monitorias, práticas em laboratórios, além das previstas no currículo regular, atividades de extensão no desempenho de funções específicas do audiovisual, estágio regular em empresas e/ou instituições do setor audiovisual, trabalho temporário em equipes de produção, participação em equipes de projetos, entre outras e atividades em incubadoras de empresas.
informações sobre as atividades complementares (375 horas)
Veja abaixo a tabela com as atividades complementares consideradas válidas, a forma de comprovação e o limite de horas para cada atividade:

atividade forma de comprovação
Cursos de Aperfeiçoamento em audiovisual em instituições com CNPJ Certificado com discriminação de horas
Cursos de língua estrangeira em instituições com CNPJ Certificado com discriminação de horas
Bolsa de Desempenho Acadêmico, Bolsa de Graduação, Bolsa de Extensão Certificado com discriminação de horas
Participação em projetos de pesquisa Declaração do orientador ou relatório de bolsista
Participação em projetos de ensino Declaração do orientador ou relatório de bolsista
Participação em palestras sobre audiovisual Relatório da palestra
Participação como ouvinte em eventos de pesquisa sobre audiovisual, comunicação, design ou artes (seminários ou congressos) Certificado com discriminação de horas ou comprovante
Participação como ouvinte em eventos sobre o mercado de audiovisual Certificado com discriminação de horas ou comprovante
Apresentação de trabalho em eventos científicos: poster, oral, resumo ou trabalho completo Comprovante de inscrição e cópia do trabalho
Publicação em revistas de pesquisa em audiovisual como iniciação científica Cópia da publicação com corpo editorial em anexo
Publicação de revistas técnicas ou de gestão em audiovisual ou publicação em outros periódicos que envolvam o audiovisual, Cópia da publicação
Participação em projetos de extensão da UFPEL ou de outras instituições de ensino superior Declaração do coordenador
Realização de estágio não-obrigatório Termo de compromisso do estágio
Participação em festivais de cinema comprovante ou declaração do professor responsável
Realização de obra audiovisual sem o vínculo com as disciplinas ofertadas pelo curso Cópia da produção
informações sobre a formação livre (272 horas)
A formação livre é composta por todo o conjunto de disciplinas cursadas pelo estudante que não sejam contabilizadas para o cumprimento das disciplinas obrigatórias e optativas da formação específica, sejam elas ofertas pelo curso ou por outras graduações da UFPEL. O estudante necessita cursar o mínimo de 272 horas/aula de formação livre para obtenção do título de bacharel em cinema e animação, além dos outros núcleos formativos.
processso de reconhecimento do curso (concluído)
O processo de reconhecimento do curso está concluído e pode ser acompanhado pelo sistema e-MEC a partir do site emec.mec.gov.br. O número do processo de reconhecimento é 201112691. O instrumento de avaliação do SINAES com os indicadores de avaliação utilizados pelo Ministério da Educação pode ser acessado neste link. Acompanhe abaixo as etapas do processo:

data ocorrência
14/10/2011 Despacho Saneador da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação
17/01/2012 Entrada do processo no INEP para análise
11/09/2012 Término do preenchimento do Formulário Eletrônico pela Instituição de Ensino no aguardo do agendamento da visita in loco da Comissão Avaliadora.
18/09/2012 Reunião da coordenação do curso com os egressos de cinema e animação sobre o andamento do processo de reconhecimento do curso e instauração da comissão de egressos para acompanhamento do reconhecimento.
22/04/2013 Retorno do INEP sobre o processo de reconhecimento do curso a partir de demanda aberta pela coordenação no Fale Conosco (segunda demanda aberta este ano): Referente ao processo 201112691 informamos que o mesmo foi disponibilizado para receber a designação da comissão de avaliadores que fará a visita. Portanto, solicitamos à IES que aguarde a formação da comissão.
15/05/2013 Recebimento do comunicado de visita da comissão de avaliadores do INEP (avaliação in loco) ao curso de cinema e animação marcada para o período de 26/06/2013 a 29/06/2013. Comunicado da visita aos egressos e professores do curso na mesma data.
29/06/2013 Conclusão da visita da comissão de avaliadores do INEP para reconhecimento do curso. No aguardo do resultado preliminar da avaliação que será divulgado aos estudantes quando recebido pelo sistema e-MEC.
02/07/2013 Recebimento pela Instituição do relatório de avaliação da comissão de avaliação do INEP. No Conceito Preliminar (CPC) do relatório dos avaliadores o curso foi avaliado com conceito 5 (nota máxima) com conceitos parciais de 4,9 na Dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) 4,6 na Dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) e 4,0 na Dimensão 3 (Infra-estrutura). O processo de reconhecimento, cumprida esta etapa, seguirá para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC onde será averiguada a necessidade de possíveis esclarecimentos (diligências) que conforme a Portaria 40/2007 do MEC Art. 10 parágrafo 2 se prestará unicamente a esclarecer ou sanar o aspecto apontado e uma vez respondida, restabelece imediatamente o fluxo do processo (parágrafo 4).
13/11/2013 Instauração de diligência pela Seres ao processo de reconhecimento do curso de cinema e animação (esclarecimentos a partir do relatório da comissão de avaliação).
18/11/2013 Diligência respondida pela coordenação do curso e encaminhada ao Procurador Institucuional. As questões levantadas na diligência já haviam sido percebidas pela coordenação no recebimento do relatório de avaliação (em 2/7/2013). Portanto, foram realizados ajustes no Projeto Pedagógico de Curso em tempo e, neste momento, os ajustes foram informados no processo.
19/11/2013 Resposta da diligência inserida no processo do sistema e-MEC pelo Procurador Institucional da UFPEL. Processo em fluxo normal.
13/12/2013 Portaria SERES/MEC n°666 de 12 de dezembro de 2013 publicada no Diário Oficial da União com o reconhecimento do curso de Bacharelado em Cinema e Animação. Veja a portaria neste link. Pedido de emissão dos diplomas aos egressos feito ao Departamento de Registros Acadêmicos da UFPEL. Prazo de emissão estimado comunicado por e-mail aos egressos do curso em 16/12/2013.
trabalho de conclusão de curso alunos remanescentes
Os estudantes remanescentes do curso de Cinema e Animação integralizam o TCC prático e teórico em conjunto com os estudantes do curso de cinema e audiovisual. As normas e procedimentos para os trabalhos estão disponíveis em: ca.ufpel.edu.br/cinema/tcc



conceitual design