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IAD Instituto de Artes e Design


proposta de formação

O curso de Bacharelado em Design Gráfico têm como objetivo a formação integral dos estudantes para inserção destes na dinâmica do trabalho e o desenvolvimento das habilidades concernentes ao trabalho com suportes gráficos. O curso tem como um dos norteadores o estímulo a uma postura empreendedora e proativa na prática do design para que este seja pensado não apenas em nível operacional, como resolução de problemas, mas a partir de uma prática estratégica de gerência dos projetos e percepção das demandas no nível da gestão.

onde atua o graduado em design gráfico?


O profissional formado em design gráfico tem uma área de atuação relacionada as demandas da comunicação visual como o design editorial (projeto gráfico de publicações periódicas como livros, jornais e revistas) desenvolvimento de identidades visuais (logotipos e sistemas de identidade para empresas/organizações), ilustração, design de embalagens, tipografia (design da forma das letras) e design de espaços (sinalização interna e externa de ambientes corporativos). Para cumprir seu papel o designer dispõe de conhecimentos que procuram associar o uso prático e a função dos produtos à questões estéticas da ordem da experiência e da percepção visual.

perfil do profissional egresso


Em consonância com a proposta das diretrizes curriculares para os cursos de design, são estabelecidos alguns parâmetros desejados para os alunos egressos. São utilizados alguns balizamentos presentes no texto-base e adaptações ao perfil profissiográfico desejado pelas condições de desenvolvimento do curso. O profissional egresso dos cursos de design deve ser capaz de:

— refletir processos culturais entre sujeito, imagem e tecnologia que acompanham o design e são absolutamente indissociáveis tanto para aqueles que optam pelo caminho da investigação e/ou atuam diretamente com as demandas de mercado;
— manter sua identidade profissional e escopo de atuação sempre em diálogo e vigilância com relação às novas exigências e inflexões do tempo e também possa sustentar, como condição básica de trabalho, o diálogo interdisciplinar com outras áreas;
— demonstrar capacidade criativa para proposição de soluções inovadoras e ser artífice de seu próprio processo de criação a partir do domínio das diferentes ferramentas técnicas;
— ser capaz de compreender a linguagem visual a partir de seus fundamentos e outras linguagens que estejam em relação à esta e que sejam pertinentes para o trabalho;
— demonstrar domínio sobre a prática projetual do design a partir de suas diferentes etapas relacionadas às especificidades de aplicação do projeto do mapeamento das necessidades ao desenvolvimento de soluções e estratégias;
— executar a prática projetual a partir de uma visão sistêmica entre componentes materiais e imateriais, processos de trabalho, aspectos histórico-estruturais do produto desenvolvido;
— ter conhecimento do setor produtivo específico de sua especialidade a partir de visão
setorial e das relações entre sua especificidade e outras áreas do design e da gestão estratégica;
— ter a prática projetual focada na experiência dos sujeitos em relação ao produto desenvolvido e da forma com que o design ocupa lugar estratégico no posicionamento das empresas a partir de determinantes do imaginário do produto;
— possa ser orientado a partir de um posicionamento estratégico em sua atividade profissional e compreender como fundamental a postura de empreendedorismo e proatividade com relação ao trabalho.

competências e habilidades


Dentro do que dispõem as diretrizes curriculares para os cursos de design, podem ser consideradas como necessárias ao estudante as seguintes competências e habilidades:

— estar disposto ao aprendizado como busca e abertura para além dos conhecimentos
ofertados pela universidade e partindo de sua própria construção;
— perceber no educador o papel do mediador/facilitador dos diferentes lugares de produção do conhecimento na contemporaneidade;
— ter consciência da responsabilidade em cursar o ensino superior de forma pública e gratuita e o ônus social que este fato acarreta, em um país de desigualdades sociais. Que tenha uma atitude colaborativa com relação a seus colegas, professores e a sua própria vida acadêmica;
— saber considerar os diferentes conhecimentos que estão presentes em sua trajetória profissional com a capacidade relacional necessária a um fazer interdisciplinar que
será pertinente a sua identidade profissional;
— compreender as implicações da prática do design como projeto e desenvolvimento;
— demonstrar interesse pelo conhecimento de áreas próximas ao design, sobretudo relacionadas ao repertório das artes visuais e das relações entre design e práticas de gestão;
— compreender as atividades discentes e práticas propostas no percurso do aprendizado como parte de seu fazer profissional, que perceba as diferentes proposições de trabalhos como oportunidade de desenvolvimento e repertório.
conceitual design