home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
licenciatura em música

funcionamento do curso

Ao ingressar no Curso de Música – modalidade Licenciatura, o aluno irá optar por um instrumento (canto, piano ou violão) para desenvolver ao longo do curso. O curso tem duração é de oito (08) semestres letivos num total de 3146 horas. Sua localização é na cidade de Pelotas/RS, à Rua Alberto Rosa, 62 no 3º andar do Centro de Artes da UFPel, numa distância de 10 minutos do centro de Pelotas. Para chegar ao prédio do Centro de Artes deve-se tomar o ônibus da linha Benjamin/COHABPEL sentido Benjamin e descer na Benjamin esquina Alberto Rosa. No mesmo prédio ocorrem os cursos: Artes Visuais– Bacharelado e Licenciatura; Design Digital e Gráfico; Cinema e Audiovisual; Cinema de Animação.

Quais são as formas de ingresso?


O aluno ingressa por meio dos processos seletivos ENEM no sistema SISU, PAVE; e também nas modalidades de reopção, transferência, reingresso e portador de título, que não fazem parte do processo seletivo, seguindo o calendário acadêmico.

Quando acontecem as aulas?


As aulas, na sua maioria, acontecem no turno da manhã das 8:00 - 11:40 horas. Algumas disciplinas ocorrem no período da tarde, entre os horários das 13:30 - 19:00 horas.

Como é distribuída a carga horária do curso?


A carga horária total de 3146 horas do curso está distribuída em: disciplinas obrigatórias – 2856 horas (90,78% do curso); disciplinas optativas – 90 horas (2,86% do curso) e atividades complementares – 200 horas (6,36% do curso).

O aluno realiza estágio e trabalho final?


O estágio curricular obrigatório acontece nas escolas de ensino fundamental e médio. Do 4º até o 8º semestre, o aluno irá cursar as disciplinas que compõem o estágio curricular obrigatório com total de 408 horas. São elas: Fundamentos da Educação Musical III e IV; Pré-Estágio Supervisionado em Educação Musical I e II; Estágio em Educação Musical I e II. O trabalho de conclusão do curso (TCC) é componente curricular obrigatório e se desenvolve nas disciplinas de Projeto em Educação Musical I e II, ao longo do 7º e 8º semestres.
conceitual design