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IAD Instituto de Artes e Design
conceitual teatro
licenciatura em teatro

currículo do curso

necessidade de horas para integralização do curso

formação específica
constituída pelas disciplinas obrigatórias
que são ofertadas em cada semestre
 2533h 86,36%   200h 200h  6,82%  6,82%  100% 2933h
formação complementar
formada pelas atividades complementares
de ensino, pesquisa e extensão (ver tabelas)

formação livre
composta por disciplinas ofertadas pelos
cursos de design e por outros cursos da UFPEL
que podem ser escolhidas durante a matrícula

total de horas do curso
Clique nos semestres para ver as disciplinas, ementas e pré-requisitos:

1º semestre
Expressão Corporal I (4h/4c) 0140298
Atividades práticas que instrumentalizam para o manejo e percepção do corpo em relação ao espaço pessoal, parcial e total – global. Consciência corporal e aprimoramento funcional do movimento.
Pré-requisitos: não há.


Improvisação Teatral I (4h/4c) 0140295
Atividades práticas e teóricas que desenvolvam processos de improvisação com finalidade de experiências corporais no espaço: o jogo teatral, o jogo de máscaras.
Pré-requisitos: não há.


História do Teatro I (4h/4c) 0140296
Estudo das principais características do surgimento do teatro, dos teatros grego, romano e medieval, com ênfase nos contextos histórico, ético e estético.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos da Linguagem Teatral (4h/4c) 0140297
A composição do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. Os elementos da linguagem teatral, a criação do ator e a recepção teatral. As relações do teatro com outros campos da arte.
Pré-requisitos: não há.


Fundamentos Psicológicos da Educação (4h/4c) 0360245
Estudar aspectos psicológicos – cognitivos, afetivos e sociais – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizada.
Pré-requisitos: não há.
2º semestre
Expressão Corporal II (4h/4c) 0140286
Preparação corporal do ator com vistas ao desenvolvimento rítmico e psicomotor. Estudos das possibilidades expressivas do gesto. Construção de rotinas de trabalho.
Pré-requisitos:Expressão Corporal I


Improvisação Teatral II (4h/4c) 0140288
Atividades práticas envolvendo improvisação com partituras de ações físicas pré-fixadas e matrizes de movimento. Comportamento restaurado.
Pré-requisitos:Improvisação Teatral I


História do Teatro II (4h/4c) 0140290
Estudo das principais características do teatro renascentista, barroco, classicista e da Commedia dell' Arte, com ênfase nos contextos histórico, ético e estético.
Pré-requisitos:História do Teatro I


Teatro na Educação I (4h/4c) 0140292
Estudo do conceito de jogo em diversos contextos históricos; as estruturas do jogo social e ficcional. Estudo panorâmico das principais metodologias de ensino de teatro: Jogos Teatrais, Jogos Dramáticos e Drama.
Pré-requisitos:Fundamentos da Linguagem Teatral


Fundamento Sócio-Histórico-Filosófico da Educação (4h/4c) 0360246
Tratará, basicamente, dos pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, políticos-institucionais e sociológicos de forma "interdisciplinar", centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada..
Pré-requisitos:não há.
3º semestre
Interpretação Teatral I (4h/4c) 0140308
Estratégias e estímulos na criação de cenas teatrais a partir de métodos de envolvimento.
Pré-requisitos:Improvisação Teatral II


Expressão Vocal I (4h/4c) 0140307
A disciplina caracteriza-se por fornecer ao aluno uma experiência técnico-vocal, que envolve respiração, apoio, relaxamento muscular e exercícios progressivos de vocalização (projeção e ressonância).
Pré-requisitos:Expressão Corporal I


História do Teatro III (4h/4c) 0140306
Estudo das principais características do teatro do Romantismo, Naturalismo, Realismo até as vanguardas históricas do século XX, com ênfase no contexto histórico, ético e estético.
Pré-requisitos:História do Teatro II


Teatro na Educação II (2h/2c) 0140304
O teatro como conhecimento. A pedagogia teatral no trabalho do diretor. As práticas pedagógicas de Stanislavski e Bertold Brecht.
Pré-requisitos:Teatro na Educação I


Educação Brasileira: Organização e Políticas Públicas (4h/4c) 0350061
Estado e suas relações com as políticas públicas e políticas educacionais no percurso da história da educação brasileira; organização e funcionamento da educação básica no Brasil; a legislação, os sistemas educacionais e a organização da escola; a profissionalização docente; e o financiamento da educação.
Pré-requisitos: não há.
4º semestre
Interpretação Teatral II (4h/4c) 0140314
Atividades práticas que promovam experiências com os princípios fundamentais do teatro. Metodologias de envolvimento e distanciamento.
Pré-requisitos:Interpretação Teatral I


Expressão Vocal II (4h/4c) 0140313
Exploração prática da expressividade vocal a partir de um monólogo ou de um diálogo.
Pré-requisitos:Expressão Vocal I


Teatro na Educação III (2h/2c) 0140312
Metodologias de teatro em comunidades: as técnicas do teatro do oprimido; a revisão da peça didática; a experiência teatral como prática educativa.
Pré-requisitos:Teatro na Educação II


Educação Inclusiva I(3h/3c) 0360082
Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes. Problematiza os significados da normalidade e os discursos que produzem o "outro" e o "mesmo" na Educação. Analisa as recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.
Pré-requisitos:não há.


Estética Teatral (2h/2c) 0590169
Os elementos constituintes do espetáculo teatral e a fenomenologia da experiência estética. O teatro como obra de arte e objeto estético. As diversas teorias dos gêneros.
Pré-requisitos:História do Teatro III


História do Teatro IV (4h/4c) 0140310
Estudos das principais características, pensadores, encenadores e dramaturgos do teatro do século XX no Ocidente. O teatro contemporâneo como cruzamento intercultural.
Pré-requisitos:História do Teatro III
5º semestre
Encenação Teatral I (4h/4c) 0140317
Estudo dos principais encenadores e das características de suas obras. Atividades práticas de montagem: análise de texto, estrutura dramática da cena, os elementos da encenação: ator e movimento, figurino, cenário, iluminação, maquiagem e sonoplastia. Apresentação de cenas dirigidas pelos alunos.
Pré-requisitos:Interpretação Teatral II


Dramaturgia (4h/4c) 0140361
Drama ocidental em suas modificações formais, suas relações com as ideologias expressas na peça literária voltada à encenação. Metodologias de análise do texto dramático.
Pré-requisitos:História do Teatro III


História do Teatro Brasileiro I (4h/4c) 0140305
Estudo das principais características do teatro jesuíta, teatro português, o surgimento da comédia de costumes brasileira, o teatro de revista até a primeira metade do século XX e o surgimento do moderno teatro brasileiro.
Pré-requisitos:História do Teatro II


Teatro na Educação IV (2h/2c) 0140315
A pedagogia do espectador. A recepção teatral e o ensino de teatro. A produção cultural para crianças e jovens.
Pré-requisitos:Teatro na Educação III


Libras (4h/4c) 1310277
Uma introdução à Língua de Sinais, uma comunicação visual, com sua gramática. Alfabeto manual. Diálogos com estruturas afirmativas, negativas e interrogativas. Expressões de quantificação e intensidade – adjetivação. Descrição. Narrativa básica.
Pré-requisitos: não há.


Crítica Teatral (2h/2c) 0590172
O exercício da crítica teatral contextualizado histórico e culturalmente. As formas da crítica: crítica como gênero textual. Exercícios críticos.
Pré-requisitos:Estética Teatral
6º semestre
Encenação Teatral II (4h/4c) 140324
Construção de projetos de montagem teatral e encenação orientada.
Pré-requisitos:Encenação Teatral I


Estágio I (7h/7c) 0140323
Vivências de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou séries iniciais e finais do ensino fundamental em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
Pré-requisitos:Teatro na Educação IV


Metodologia do Estudo e da Pesquisa (2h/2c) 0140322
Os principais métodos, metodologias e práticas de pesquisa no campo das humanidades; técnicas e normas para a elaboração dos trabalhos científicos.
Pré-requisitos:não há.


História do Teatro Brasileiro II (4h/4c) 0140311
Estudos da instalação da modernidade no Teatro Brasileiro: o TBC e o surgimento das companhias teatrais. O teatro no contexto da ditadura militar. As principais expressões da contemporaneidade.
Pré-requisitos:História do Teatro Brasileiro I


Teatro, Educação e Ética (2h/2c)
Elementos básicos para a compreensão da função social do teatro, de sua relação com a ética do artista e com os processos de formação humana e de cidadã.
Pré-requisitos:Teatro na Educação III
7º semestre
Montagem Teatral I (4h/4c) 0140327
Montagem de peça teatral com apresentação pública.
Pré-requisitos:Encenação Teatral II


Projeto em Teatro I (TCC 1) (4h/4c) 0140326
A investigação cênica, suas possibilidades metodológicas e a elaboração de projeto de pesquisa.
Pré-requisitos:Estética Teatral - Crítica Teatral - Teatro, Educação e Ética - Metodologia do Estudo e da Pesquisa


Estágio II (7h/7c) 0140325
Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
Pré-requisitos:Estágio I
8º semestre
Montagem Teatral II (4h/4c) 0140330
Montagem de peça teatral com apresentação pública.
Pré-requisitos:Montagem Teatral I


Projeto em Teatro II (TCC 2) (4h/4c) 0140329
Desenvolvimento de processos de pesquisa em artes cênicas, escrita do trabalho de conclusão de curso e apresentação pública.
Pré-requisitos:Projeto em Teatro I (TCC 1)


Estágio III (10h/10c) 0140328
Vivências de situações práticas de ensino de teatro na comunidade. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
Pré-requisitos:Estágio II
disciplinas da formação livre e complementar (ensino)
As atividades que compreendem essa modalidade junto ao curso de teatro estarão divididas em três eixos:

Disciplinas ofertadas em Cursos de Graduação em Universidades Brasileiras reconhecidos pelo Ministério da Educação (incluindo a própria UFPel): cursos e disciplinas em Universidades do Exterior em países que mantenham relação oficial de intercâmbio com o Brasil. Os alunos deverão, preferencialmente, cursar disciplinas em áreas de conhecimento que possam dialogar com as necessidades de formação de um professor de teatro, salientando-se a macro-área do CNPQ que compreende as Humanidades. Assim, poderão colaborar à formação do licenciado em teatro disciplinas nas áreas de dança, cinema, artes visuais, design, música, pedagogia, letras, sociologia, antropologia, filosofia, direito, conservação e restauro, história, geografia, comunicação, educação física, arquitetura, entre outras que forem julgadas pertinentes pelo aluno e seu professor orientador. As disciplinas deverão ser submetidas ao Colegiado do Curso para sua validação como formação livre, juntamente com certificado de freqüência e de aproveitamento mínimo dentro dos parâmetros de avaliação constantes no regulamento da UFPel.

Disciplinas e/ou oficinas e/ou atividades livres de formação técnico-prática em artes cênicas: ofertadas pelo quadro docente da área de artes da UFPel e/ou por professores convidados da instituição com notório saber no campo das artes e das ciências humanas, a fim de aprimoramento dos discentes do curso de Teatro – Licenciatura no que concerne ao seu domínio técnico e prático dos elementos constituintes da linguagem cênica. Serão oferecidas em caráter aberto, atendendo a demanda e segundo a livre escolha dos alunos e orientação do professor responsável. Poderão ser realizadas pelos alunos no decorrer da integralização da graduação. Estas oficinas poderão ser oferecidas em horários alternativos ao do curso como turnos da manhã e tarde, bem como aos finais de semana e/ou em períodos de aulas condensadas, incluindo o período de férias letivas dos discentes. Ao cursar estas oficinas, os alunos receberão atestado de freqüência com carga-horária cursada e avaliação de seu aproveitamento. Ambos avaliados e validados pelo Colegiado de Curso.


Formação livre em línguas estrangeiras: tendo em vista: a) as exigências de proficiências em línguas estrangeiras para ingresso em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior; b) o incentivo à formação continuada dos licenciados em teatro; c) a promoção de atividades de integração artístico-cultural com países do Mercosul; d) a realização de intercâmbio com estudantes, professores e instituições de ensino superior de outros países e e) o acesso à parte da literatura específica da área que se encontra disponível somente em línguas estrangeiras, justifica-se esta modalidade de formação livre apresentada neste projeto pedagógico. Cursos de línguas estrangeiras, bem como o aprofundamento em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), cursados em instituições públicas e/ou privadas, serão avaliados pelo Colegiado de Curso, desde que seja apresentado certificado de freqüência e aproveitamento, contendo carga-horária cursada e avaliação.


O graduando deverá cumprir um total de 200 horas de Formação Livre. É importante salientar que as atividades validadas nesta modalidade de formação, além de contarem com carga-horária definida e devidamente cursada, deverão também ter aproveitamento e avaliação comprovados pelo instrutor e/ou professor responsável.
As caracterizações que seguem abaixo são propostas de atividades de formação livre a serem oferecidas pelos docentes da UFPel, assim como por docentes convidados, aos alunos do curso de Teatro – Licenciatura e a outros discentes desta universidade, quando for o caso. Salienta-se que estas caracterizações não fecham a possibilidade de outras propostas serem apresentadas ao Colegiado do Curso de Teatro semestralmente e, caso aprovadas, serem ofertadas como oficinas de formação livre no semestre seguinte. A demanda dos alunos do curso também será levada em consideração pelo colegiado, que na medida do possível, buscará atender às necessidades de formação livre de seus acadêmicos.


Oficina de Teatro de Bonecos (34h)
Estudo da história do teatro de bonecos no Brasil e no mundo. Confecção e manipulação de bonecos.
Pré-requisitos: não há.

Oficina de Produção e Divulgação Teatral (34h)
Estudo das leis de incentivo à cultura, elaboração de projetos de captação, elaboração de material gráfico e release de espetáculo, elaboração de planilhas de produção e organização de cronograma.
Pré-requisitos: não há.

Oficina de Máscaras (34h)
Profa. Moira Stein. Estudo do papel da máscara na história do teatro. A máscara na formação do ator. Grupos que desenvolvem o trabalho com máscara, no Brasil e no mundo. Exercícios de máscara neutra. Confecção e utilização de máscaras expressivas.
Pré-requisitos: não há.


Oficina de Arquétipos e Mitos (34h)
Profa. Moira Stein. Experimentações cênicas em torno dos mitos: narrativas, arquétipos e ações rituais.
Pré-requisitos: não há.


Escola do Espectador (34h)
Profa. Taís Ferreira. Atividades de formação livre voltadas à assistência e análise de espetáculos cênicos, discutindo questões estéticas, éticas e socioculturais do fenômeno teatral a partir do ponto de vista do espectador.
Pré-requisitos: não há.


Teatro para Crianças (68h)
Profa. Taís Ferreira. O teatro para crianças e a produção cultural na contemporaneidade. A dramaturgia para teatro infantil. Estéticas, éticas e discursos no teatro para crianças. Criação coletiva para crianças espectadoras.
Pré-requisitos: não há.


A Favela na Dramaturgia Brasileira (34h)
Profa. Marina de Oliveira. Conhecimento da dramaturgia brasileira. Discussão e análise das obras e de sua recepção crítica. Contextualização das peças na história do drama brasileiro.
Pré-requisitos: não há.


Debatendo Nelson Rodrigues (34h)
Profa. Marina de Oliveira. Conhecimento da dramaturgia brasileira. Discussão e análise das obras e de sua recepção crítica. Contextualização das peças na história do drama brasileiro.
Pré-requisitos:
não há.


Teatro do Oprimido e Educação Popular (68h)
Profa. Fabiane Tejada. Estudos sobre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido, relacionados à Educação Popular.
Pré-requisitos: não há.


Jogos e Brincadeiras Teatrais (68h)
Profa. Fabiane Tejada. Atividades prático-reflexivas com Jogos Tradicionais e Teatrais com vistas a sua aplicabilidade em espaços formais e informais de educação.
Pré-requisitos: não há.


A Tua Ação: o Teatro e o Mundo (68h)
Prof. Paulo Gaiger. Estudos e práticas de atuação teatral relacionados com o meio social e a ação cidadã.
Pré-requisitos: não há.


Educação para o Uso Adequado do Tempo Livre: Ócio Humanista e Cidadania (34h)
Prof. Paulo Gaiger. Elementos básicos para a compreensão do ócio humanista a partir de suas fontes históricas e contemporâneas, a relação com processos de formação humana e de cidadania.
Pré-requisitos: não há.


Poéticas Teatrais Contemporâneas e Teatro de Grupo (136h)
Prof. Adriano Moraes. Estudos e práticas com poéticas teatrais contemporâneas. A criação do ator no contexto pós 1980. Desenvolvimento de cenas a partir de paradigmas contemporâneos.
Pré-requisitos: não há.


Interpretação Teatral e Fundamentos Psicológicos (68h)
Profa. Luciana Cesconetto. Estudo dos fundamentos psicológicos da interpretação teatral. A relação ator-personagem; ator-corpo. Compreensão da emoção e da imaginação no trabalho do ator.
Pré-requisitos: não há.


O Som no Teatro (68h)
O som e a música como recursos da linguagem teatral. Os elementos e a história da linguagem sonora no teatro. Fundamentos da música e da acústica. Uso de equipamentos de captação e processo do som no teatro assim como uma introdução aos principais softwares para gravação e edição de áudio. Sonoplastia.
Pré-requisitos: não há.



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