home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
bacharelado em design digital

funcionamento do curso

O curso de design digital é uma graduação na modalidade bacharelado com a duração de quatro anos totalizando uma formação de 2870 horas mínimas que o estudante deverá cumprir. O curso pertence ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e as aulas acontecem na cidade de Pelotas/RS em um dos prédios do Centro na Rua Alberto Rosa, 62. O local também abriga os cursos de artes visuais bacharelado e licenciatura, música licenciatura, cinema de animação, cinema e audiovisual e design gráfico da universidade. É uma área que fica cerca de 5 minutos do centro de Pelotas, com diversas linhas de ônibus e restaurantes. A área do Porto, como é conhecida, concentra diversos prédios da UFPEL.

Quais são as formas de ingresso?


A UFPEL é uma universidade pública federal e portanto gratuita para todos os estudantes. O curso de design digital tem ingressos na metade do ano letivo, entre os meses de julho e agosto, geralmente. Pelo sistema SISU serão ofertadas 25 vagas em 2011/2. Existem duas formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e (2) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desjam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta segunda forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos. As vagas do ingresso extra-vestibular são oriundas de estudantes que abandonam o curso em diversos períodos e a definição dos critérios tem relação direta com a possibilidade estrutural do curso em receber os estudantes, sem prejuízo com a qualidade de ensino.

Quando acontecem as aulas?


As aulas são concentradas no período da manhã, no horário das 8h às 11h40min. Ocorrem também outras atividades em outros turnos (tarde e noite) especialmente atividades de pesquisa e extensão e outras disciplinas que podem ser cursadas como formação livre e que são ofertadas pelas demais graduações da UFPEL. No entanto, se o estudante desejar, poderá concentrar a grande maioria das disciplinas no turno da manhã, possibilitando que os demais turnos sejam preenchidos por atividades de estágio não-obrigatório ou projetos de pesquisa e desenvolvimento dentro e fora da universidade.

Como é distribuída a carga horária do curso?


A carga horária total é integralizada a partir de disciplinas obigatórias (cerca de 68% do curso) e disciplinas de formação livre e complementar (cerca de 20%) que o estudante pode escolher entre as disciplinas ofertadas pelo design nestas modalidades ou por outros cursos da UFPEL mediante orientação da matrícula pelo colegiado de curso. O restante da carga horária (aproximadamente 12%) é composta por atividades complementares em pesquisa (produção de conhecimento e iniciação científica) e em extensão (atividades de relação com a comunidade e extensão do conhecimento produzido) por meio de certificados de participação tendo como parâmetro tabela classificatórias das atividades (veja as tabelas).

O aluno realiza estágio e trabalho final?


Durante o 6º e o 7º semestre os estudantes desenvolvem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de caráter teórico/prático envolvendo a prática projetual específica do design e também a capacidade de interpretação de teorias e o contato com paradigmas metodológicos da pesquisa. Há um banco de trabalhos online dos estudantes que pode ser consultado a partir deste link.

Na carga horária obrigatória está contido o estágio curricular que é realizado no último semestre do curso (8º semestre). O estágio tem a duração de 240 horas (12 semanas de trabalho com 20h semanais) e o estudante pode realizá-lo em qualquer empresa/organização do Brasil, tendo em vista que para estudantes regulares é a única atividade do último semestre.

conceitual design