proposta de formação
O curso de Bacharelado em Design Digital têm como objetivo a formação integral dos estudantes para inserção destes na dinâmica do trabalho e o desenvolvimento das habilidades concernentes ao design de interfaces.
O curso tem como um dos norteadores o estímulo a uma postura empreendedora e proativa na prática do design para que este seja pensado não apenas em nível operacional, como resolução de problemas, mas a partir de uma prática estratégica de gerência dos projetos e percepção das demandas no nível da gestão.
onde atua o graduado em design digital?
O profissional formado em design digital vai atuar em uma demanda bastante ampla no que se refere a qualquer dispositivo digital que envolva a interação entre seres humanos e tecnologia. Seu papel é o de desenvolver interfaces digitais para que a utilização da tecnologia possa ter cada vez mais relação com a vida social. Essas interfaces estão presentes nos websites da web, nos dispositivos móveis como celulares e smartphones, em qualquer conteúdo multimídia (DVD´s e Blu´Rays, por exemplo), nos videogames e em outros dispositivos que o desenvolvimento tecnológico apresentar. Para cumprir seu papel o designer dispõe de conhecimentos que procuram associar o uso prático e a função dos produtos/sistemas à questões estéticas da ordem da experiência e da percepção visual.
perfil do profissional egresso
Em consonância com a proposta das diretrizes curriculares para os cursos de
design, são estabelecidos alguns parâmetros desejados para os alunos egressos. São
utilizados alguns balizamentos presentes no texto-base e adaptações ao perfil
profissiográfico desejado pelas condições de desenvolvimento do curso. O profissional
egresso dos cursos de design deve ser capaz de:
refletir processos culturais entre sujeito, imagem e tecnologia que acompanham o
design e são absolutamente indissociáveis tanto para aqueles que optam pelo
caminho da investigação e/ou atuam diretamente com as demandas de mercado;
manter sua identidade profissional e escopo de atuação sempre em diálogo e
vigilância com relação às novas exigências e inflexões do tempo e também possa
sustentar, como condição básica de trabalho, o diálogo interdisciplinar com outras áreas;
demonstrar capacidade criativa para proposição de soluções inovadoras e ser
artífice de seu próprio processo de criação a partir do domínio das diferentes
ferramentas técnicas;
ser capaz de compreender a linguagem visual a partir de seus fundamentos e outras
linguagens que estejam em relação à esta e que sejam pertinentes para o trabalho;
demonstrar domínio sobre a prática projetual do design a partir de suas diferentes
etapas relacionadas às especificidades de aplicação do projeto do mapeamento das
necessidades ao desenvolvimento de soluções e estratégias;
executar a prática projetual a partir de uma visão sistêmica entre componentes
materiais e imateriais, processos de trabalho, aspectos histórico-estruturais do
produto desenvolvido;
ter conhecimento do setor produtivo específico de sua especialidade a partir de visão
setorial e das relações entre sua especificidade e outras áreas do design e da
gestão estratégica;
ter a prática projetual focada na experiência dos sujeitos em relação ao produto
desenvolvido e da forma com que o design ocupa lugar estratégico no
posicionamento das empresas a partir de determinantes do imaginário do produto;
possa ser orientado a partir de um posicionamento estratégico em sua atividade
profissional e compreender como fundamental a postura de empreendedorismo e
proatividade com relação ao trabalho.
competências e habilidades
Dentro do que dispõem as diretrizes curriculares para os cursos de design, podem ser
consideradas como necessárias ao estudante as seguintes competências e habilidades:
estar disposto ao aprendizado como busca e abertura para além dos conhecimentos
ofertados pela universidade e partindo de sua própria construção;
perceber no educador o papel do mediador/facilitador dos diferentes lugares de
produção do conhecimento na contemporaneidade;
ter consciência da responsabilidade em cursar o ensino superior de forma pública e
gratuita e o ônus social que este fato acarreta, em um país de desigualdades
sociais. Que tenha uma atitude colaborativa com relação a seus colegas,
professores e a sua própria vida acadêmica;
saber considerar os diferentes conhecimentos que estão presentes em sua trajetória
profissional com a capacidade relacional necessária a um fazer interdisciplinar que
será pertinente a sua identidade profissional;
compreender as implicações da prática do design como projeto e desenvolvimento;
demonstrar interesse pelo conhecimento de áreas próximas ao design, sobretudo
relacionadas ao repertório das artes visuais e das relações entre design e práticas
de gestão;
compreender as atividades discentes e práticas propostas no percurso do
aprendizado como parte de seu fazer profissional, que perceba as diferentes
proposições de trabalhos como oportunidade de desenvolvimento e repertório.